quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Processos de fossilização

Mineralização: Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.



Incrustação: Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo depositam em torno do animal ou planta, revistindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior das cavernas.


Os materiais mais comuns são:
- calcite
- pirite
- limonite
- silica


Recristalização: Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragunite em calcite.


Carbonificação: Ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono.É mais frequente nois restos de seres vivos contendo quintina, celulose ou queratina.


Mumificação: Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais caro de todos os tipos de fossilização mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo.


Moldagem: Processo mais vulgar, resultado preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagemda parte externa das partes duras do ser vivo.
(para se ter noção real do ser vivo é necessário ter o molde e o contramolde)

Aparecimento da vida na Terra

A Terra formou-se à cerca de 4600 milhões de anos.
Inicialmente estava em "ebulição"








Durante os primeiros milhões de anos, a Terra esteve a arrefecer, dando origem à Crosta.











Seguiu-se um períudo intenso de vulcanismo.
Os gases libertados pelos vulcões, deram origem à atmosfera primitiva.












O vapor de água existente na atmosfera primitiva, condensou, e choveu, choveu, choveu...
Dando origem às primeiras poças primitivas.
Estas poças estavam enriquecidas em elementos químicos(caldo primitivo)









O carbono, azoto, hidrogénio e oxigénio vieram dar origem às primeiras proteínas que se agruparam, originando coacervados.












Com as descargas eláctricas, provenientes das tempestades e chuvas intensas, aparentemente os coacervados vieram originar os primeiros seres vivos, semelhantes às cianobactérias actuais.









Estes faziam a fotossíntese.

Libertam para a atmosfera oxigénio.
Foi assim que a atmosfera actual ficou enriquecida em oxigénio

1. O animal morre.







2. É enterrado pelos agentes de decomposição da água.



 


3. Desaparece a parte mole, ficando a parte dura, que é a que vai fossilizar.





4. Juntam-se mais camadas.

 



5. Dá-se uma falha, o fóssil fica mais próximo da superfície. O homem pode vir a encontrá-lo ou não.


Fósseis

Fóssil característico: é um fóssil que nos fornece indicações, quer quanto à idade, quer quanto às características do ambiente onde se formaram (fácies dos terrenos que o contêm o fóssil).

Fóssil de idade-fósseis que possuem como características uma grande distribuição geográfica , isto é, são constituídos por formas que tiveram período de grande expansão geográfica mas experimentaram evolução biológica rápida, de modo que apenas se encontram em pequena espessura de sedimentos e faltam totalmente nos que se lhes sobrepõem e nos que lhes estão subjacentes;
Fósseis de fácies- fósseis que fornecem indicações, quer quanto ao meio em que viveram as formas vivas de que derivaram, quer quanto às condições de formação dos terrenos que os contêm.

Qual é a ciência que estuda os fósseis?
Paleontologia.

O que são os Fósseis?
Os fósseis são as únicas evidências de animais e plantas que existiram à milhões de anos. É considerado fóssil todo o resto ou vestígio de ser vivo, resguardado ao longo dos tempos geológicos como parte integrante das rochas sedimentares, onde geralmente ficam preservadas estruturas mais resistentes do ser vivo, as chamadas partes duras
.Exemplo: as conchas; os ossos.

O que é a Fossilização?
A fossilização é a passagem de um ser orgânico para o estado de fóssil isto é, a transfomação da sua matéria viva num resto de mineral.

Morfologia dos fundos oceânicos


Plataforma Continetal- Declive pouco acentuado que prelonga a crosta continetal pela crosta oceanica. É onde há 90% da vida animal. (300m)

Talude- Declive a seguir á plataforma continental que separa a crosta oceanica da crosta continental.(4000m)
Fossa Abissal- É a zona mais profunda da crosta oceanica. É a zona de destruição da crosta. (6000m)
Planicie Abissal- Zona plana a 4500m depois do Talude.
Rift- Vale com vulcanismo activo entre as dorsais medio oceanicas. É a zona de construção da crosta oceanica.(2000m)
Dorsais- Cordilheira montanhosa dos lados do ritf.

Teoria da deriva Continental




-Alfred Wegener nasceu em Berlim em 1880 e morreu em 1930. Fez os seus estudos nas universidades de Heidelberg, de Innsbruck e de Berlim e fez o seu doutoramento em astronomia.


-O cientista alemão Alfred L. Wegener e outros, no princípio do séc. XX, propuseram a seguinte teoria: outrora os continentes estiveram todos unidos formando um super-continente (PANGEA), rodeado por um super-oceano (PANTALASSA), o que implicaria a existência de um movimento de continentes, dado que actualmente os continentes estão afastados uns dos outros (deslocamento continental onde grandes placas da crosta continental movem-se livremente pela crosta oceânica).

-As principais linhas de evidência que apoia a ideia que os continentes estiveram uma vez unidos, e posteriormente moveram-se separadamente; estão baseadas no estudo de fósseis, no estudo das rochas e na justaposição dos contornos geométricos dos continentes.