sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os fluidos circulatórios: Sangue e linfa/ The fluid circulation: Blood and lymph

» O Sangue é constítuido 60 % por uma parte líquida ( Plasma) e 40 % por uma parte sólida ( Leucócitos, hemácias e trombócitos).

» O plasma é constítuido 90 % por água, 5 % por gases e outros 5 % por nutrientes.

Os constituintes do sangue:

» O Sangue é constítuido 60 % por uma parte líquida ( Plasma) e 40 % por uma parte sólida ( Leucócitos, hemácias e trombócitos).


Plasma sanguíneo

- É constituido por água( 95%), nutrientes e gases( O2 e CO2), que transporta juntamente com as células sanguíneas.Plasma:

Forma->irregular
Características->tem núcleo
Funções->transporta água, CO2,O2 e transporta células sanguíneas
Local de formação->água



Os Glóbulos Brancos ou Leucócitos


Função: defesa do organismo
Forma: irregular
Duração: cerca de ums semana na corrente sanguínea
Origem: medula vermelha dos ossos, õrgãos linfáticos e glândulas linfáticas ( timo e o baço).
Propriedades:
a) Diapedese: é a capacidade que os leucócitos têm de se deformar e passar pelas paredes dos vasos sanguíneos.
b) Fagocitose: o leucócito encontra a substância tóxica, envolve-a com os pseudópeodes e depois girere-a num vácuolo.
c) Produção de anti-corpos. Os linfócitos detectam os corpos estranhos, os antigénios, e produzem anticorpos que neutralizam os antigénios, criando assim o complexo anticorpo-antigénio. Depois serão os Eosinófilos que englobam o complexo através da fagocitose, eliminando o agente patogénico (antigénio) do organismo. A partir do momento que o organismo entra em contacto com o corpo estranho, os linfócitos produzem os anticorpos (leva um certo tempo até os linfócitos conseguirem produzir o anticorpo que neutralize o antigénio) e memorizam a informação desses anticorpos para uma próxima vez. Deste modo, a reacção do organismo é mais rápida ao agente estranho quando este invade o organismo pela segunda vez.
Tipos de leucócitos:
Os glóbulos brancos apresentam núcleo com forma diversificada. São classificados quanto à presença de estruturas granulares ou não, existentes no citoplasma. Assim, classificam-se em: GRANULÓCITOS se apresentarem essas estruturas e AGRANULÓCITOS se não as apresentarem.
Os Agranulócitos têm núcleo de forma regular, e designam-se mononucleados. Podem classificar-se em: Linfócitos , se tiverem pouco citoplasma e forem de pequena dimensão; Monócitos, se tiverem muito citoplasma, núcleo em forma de rim e de grandes dimensões.
Os Granulócitos podem apresentar o seu núcleo com vários lóbulos e por isso se designam polinucleados. Os granulócitos dividem-se em Eosinófilos , Basófilos e Neutrófilos .


Plaquetas ou trombócitos
 
Função: Mecanismo responsável pela coagulação do sangue
Forma: irregular
Duração: cerca de uma semana na corrente sanguínea
Origem: medula vermelha dos ossos
Propriedades: coagulação do sangue
»As plaquetas não são verdadeiras células, mas sim fragmentos de células.


Quando há um ferida, há contacto do meio interno do corpo com as bactérias do meio exterior; o fibrogénio que é solúvel no plasma obriga a proteína fibriogénia a tranformar-se numa rede de fibrina ( proteína não solúve, onde ficam aprisionados os constituintes do sangue).

Glóbulos Vermelhos ou hemácias

Função: transporte do oxigénio e dióxido de carbono
Forma: regular, discos bicôncavos
Duração: cerca de 120 dias da corrente sanguínea
Origem: medula vermelha dos ossos
As hemácias fora da corrente sanguínea perdem o seu núcleo.
A hemoglobina é a responsável pelo transporte de oxigénio e dióxido de carbono de/para as células.
Transporte de oxigénio: Oxi-hemoglobina
Transporte de dióxido de carbono: carbo-hemoglobina


A linfa


»A linfa é o segundo fluido circulatório. Deriva do sangue, é constituído por glóbulos brancos, plaquetas, plasma, nutrientes, cloreto de sódio (sal) e gases (oxigénio e dióxido de carbono). Como não tem glóbulos vermelhos a linfa é incolor ou ligeiramente rosada, pois pode conter um ou outro glóbulo vermelho.
->É a linfa que distribui os nutrientes e transporta os gases para o sangue e deste para as células.
A linfa circula quer em vasos denominados linfáticos quer a circular nos espaços entre as células (interstícios). À linfa que circula em vasos linfáticos chama-se linfa circulante e à que circula nos interstícios das células, a linfa intersticial.
Nos vasos linfáticos existem dilatações responsáveis pela formação dos linfócitos (glóbulos brancos que produzem os anticorpos). A estas dilatações damos o nome de gânglios linfáticos.

O Baço e o Timo são também, em conjuntos com os vasos linfáticos, órgãos que fazem parte do sistema linfático. Nestes órgãos produz-se também a linfa e os linfócitos tipo T (timo) e B (baço).







Sem comentários: